A segunda-feira (20) foi de grandes filas no Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre. Com o alagamento do Centro Histórico, o local passou a ser usado como terminal dos ônibus que transportam passageiros às cidades vizinhas, passando pelo corredor de acesso construído emergencialmente entre o Túnel da Conceição e a Avenida Castelo Branco.
— A empresa colocou três linhas ou mais, que atendiam diferentes bairros de Guaíba, em um ônibus só. Está superlotado. Tem gente viajando a pé. Cada linha destas já teria muita gente, mas colocando em um ônibus só, lota bastante. Ontem (domingo) quase deu briga no ônibus. Queriam descer e quebrar tudo, a cobradora brigou também. Tem que colocar as linhas decentes, com um ônibus para cada linha — desabafou Elizabete Oliveira, moradora de Guaíba.
Além disso, os usuários também reclamam dos horários espaçados entre a saída de cada ônibus, o que gera um tempo de espera longo em um local que não possui cadeiras e tampouco cobertura contra a chuva.
— Estou há mais de três horas esperando e ninguém sabe dar uma orientação. O povo sofre. Imagina ficar todo este tempo de pé aqui, sem comer nada. Eles estão fazendo horário de fim de semana. É um absurdo — comentou Jaqueline Ferreira, de Eldorado do Sul.
Desde que este serviço foi iniciado, na última quinta-feira (16), o número de linhas não foi alterado. Passageiros apontam que com a retomada gradual das atividades na cidade, Porto Alegre passou a receber um número maior de moradores da Região Metropolitana que trabalham na Capital, aumentando ainda mais o fluxo de pessoas no transporte público.
De acordo com a Metroplan, o espaço físico do improvisado terminal não permite a disponibilização de um número muito maior de ônibus, que se aproxime da tabela cumprida antes da enchente. Ainda assim, eles podem avaliar o acréscimo de novos horários caso haja um pedido das empresas.
A entidade ainda afirma que, por conta da demanda, houve uma flexibilização na fiscalização quanto ao transporte de passageiros em pé, inclusive em ônibus executivos. Ao todo, são permitidos 55 passageiros sentados e 55 de pé em cada veículo.
Atualmente, quatro empresas atuam no Largo Zumbi dos Palmares. São elas: a Expresso Guaíba (com nove viagens de ida e nove de volta), Sogil Gravataí (30 de ida e 31 de volta), Transcal Canoas (46 viagens de ida e 46 de volta) e Transcal Cachoeirinha (68 ida e 68 de volta).