Assim como muitas ruas de Porto Alegre, o entorno do Asilo Padre Cacique está alagado. A instituição está enfrentando dificuldades, que incluem problemas no abastecimento de água e de energia elétrica. A maior necessidade no momento é financeira.
A direção do asilo pede que, quem puder, ajude com valores. O dinheiro arrecadado será usado na compra de remédios e no pagamento de funcionários e de fornecedores (veja abaixo como doar).
Ainda há apelo de doações de água potável e produtos de higiene, principalmente fraldas geriátricas, lenços umedecidos e gazes. Os donativos estão sendo recebidos na esquina da Avenida Edvaldo Pereira Paiva com a Rua Fernando Lúcio da Costa.
A orientação é para que a população não tente avançar sobre a água, mas deixe os mantimentos no local onde está estacionada uma van do Asilo Padre Cacique.
Apesar do alagamento (veja imagens acima), a água não entrou na casa em razão da sua altura em relação à rua. Mas os funcionários só conseguem acesso ao local com a ajuda do Exército Brasileiro ou por barco.
Cerca de cem moradores estão sendo assistidos no segundo andar da instituição.
Para não ficar sem energia elétrica, a instituição recebeu dois geradores de pequeno porte. Um aparelho maior deve chegar de São Paulo ainda nesta quinta-feira (9).
Como ajudar
- Empresas e pessoas físicas podem fazer doações por meio do Pix, com a chave 92.978.139/0001-22.
- Outras formas de contribuição estão disponíveis no site da instituição.