O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentaram, na manhã desta sexta-feira (26), o incêndio em uma pousada na Avenida Farrapos, no bairro Floresta, em Porto Alegre, que causou a morte de pelo menos 10 pessoas e feriu outras 15.
"Com tristeza e preocupação soube da morte de ao menos 10 pessoas em incêndio em uma pousada de Porto Alegre. O estabelecimento acolhia pessoas em situação de vulnerabilidade na capital gaúcha. Minha solidariedade às famílias e aos amigos que perderam seus entes", escreveu Lula no X (antigo Twitter).
O local fica entre a Rua Garibaldi e a Doutor Barros Cassal, próximo a um posto de combustíveis. Os bombeiros foram acionados por volta das 2h20min da madrugada. Lúcio Junes da Silva, tenente-coronel do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, disse que encontrou corpos carbonizados no local.
"O Corpo de Bombeiros mobilizou cinco caminhões e dezenas de bombeiros para combater as chamas durante a madrugada. Seguimos mobilizados no rescaldo dessa tragédia e na identificação das causas das chamas. Meus sentimentos aos familiares das vítimas" disse Leite, também no X.
Junes da Silva afirmou que o local funcionava de forma irregular, pois não possuía alvará e nem Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI). Segundo alguns moradores, a pousada era da rede Garoa. O tenente-coronel destacou ainda que a estrutura do prédio não foi comprometida, bem como a das edificações vizinhas.