Passageiros relatam, na manhã desta terça-feira (26), dificuldade para encontrar motoristas disponíveis pelos aplicativos de transporte em Porto Alegre. Há casos de demora para iniciar viagens na área central e também em pontos como Zona Sul e Zona Norte.
Motoristas de aplicativo ouvidos pela reportagem de GZH, identificam que, no sistema dos aplicativos, a dinâmica de chamada se mantém a mesma de dias anteriores. Os mapas não apontam zonas vermelhas, o que indicaria acúmulo de passageiros esperando por motoristas nessas áreas.
A dificuldade coincide com um dia de mobilização nacional desses profissionais contra o Projeto de Lei Complementar 12/24, que tem como objetivo regulamentar o trabalho por aplicativos de transporte de pessoas.
Em Porto Alegre, há pontos de concentração definidos na Zona Norte, na Zona Sul e também em Cachoeirinha, Viamão e Gravataí.
A mobilização previa a saída a partir das 7h30min desses pontos rumo a uma concentração no Largo Zumbi dos Palmares. De lá, está programada carreata às 9h até a Praça da Matriz, onde haverá um ato junto da Assembleia Legislativa. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que monitora o trânsito na região. Há agentes na entrada da Capital pela Avenida Castello Branco. Até as 9h, não havia informação de consequências no tráfego.