Fumaça escura podia ser vista no cruzamento da Rua São Luís com a Avenida Princesa Isabel, no bairro Santana, em Porto Alegre, por volta das 12h desta sexta-feira (19). No local, foram colocados pneus e galhos, com os quais foi feita uma grande fogueira. Os participantes exibiam cartazes pedindo retorno da luz. Desde terça-feira (16), quando tempestade atingiu parte do RS, moradores desta região da cidade estão sem energia elétrica.
— Estamos desde terça-feira sem energia nem água. Ninguém nos diz nada nem resolve a situação — afirma o advogado Carlos Cavalheiro, 58 anos, que segurava um cartaz em frente ao fogo e a fumaça.
O trecho que teve o trânsito interrompido por alguns instantes fica em direção à zona sul da Capital. Na calçada, muitos moradores reclamavam do descaso e da falta de informações em relação ao restabelecimento da luz e da água.
— Até agora não fizeram nada. Ninguém é encontrado para nos dizer quando o problema será resolvido — explica o professor aposentado Décio Caneppele, 77.
A Brigada Militar esteve no local e conversou com os manifestantes. Por volta das 12h30min, era possível ver cinzas e sentir muito cheiro de borracha queimada no cruzamento.
Os moradores da região se dispersaram e foram embora. Os carros conseguem passar pelo trecho desviando de cones que sinalizam o ponto.