A Defesa Civil autorizou, na tarde deste sábado (6), a volta de moradores das torres sete e oito do condomínio Alto São Francisco, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre. Na madrugada de quinta-feira (4), uma explosão atingiu um prédio do residencial e deixou nove feridos.
Na manhã de sábado (6), moradores das torres 20 e 21 precisaram deixar as moradias por conta do forte cheiro de gás aferido pela Defesa Civil. Eles também já voltaram para os imóveis.
Portanto, seguem bloqueadas as torres 11 e a 12, que podem ser acessadas pelos moradores sob supervisão dos bombeiros e da Defesa Civil. Já a nove e a 10 têm risco de desabamento e estão interditadas por tempo indeterminado. São, ao todo, 22 torres no condomínio. Neste domingo (7) foram iniciados os testes de estanqueidade — feitos para garantir a segurança das tubulações de gás — nas torres 5, 7 e nas de número 15 ao 22.
Conforme o Instituto-Geral de Perícias (IGP), a principal suspeita é de que a explosão foi causada por um vazamento do sistema de gás do condomínio. As causas da falha são analisadas pelo órgão, que buscará esclarecer se foi um problema da tubulação do prédio ou de um apartamento.