A prefeitura de Porto Alegre lançou, na tarde desta terça-feira (5), o programa Capacita+Poa, destinado à capacitação profissional daqueles que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho.
O programa irá oferecer 2,7 mil vagas em 36 cursos de educação profissional em diferentes áreas para moradores da Capital, priorizando vagas à população em vulnerabilidade social.
As atividades iniciam em março de 2024, e serão presenciais, na sede do Sine, localizada na Avenida Sepúlveda, no Centro Histórico de Porto Alegre, e em escolas do Senac.
As inscrições podem ser realizadas de 5 de dezembro a 31 de janeiro de 2024, através de um formulário ou em unidades do Senac na Capital. As aulas serão para capacitação nas áreas de hospitalidade e gastronomia; gestão e comércio; infraestrutura; educação; saúde; design; tecnologia da informação e beleza.
Conforme o secretário do Trabalho e Qualificação Profissional, Tiago Simon, a carência nas áreas contempladas pela iniciativa foram identificas através de análise de dados e identificação de áreas emergentes.
— Nossa equipe realizou o mapeamento das chamas áreas emergentes, como por exemplo turismo e tecnologia, e também buscamos abranger áreas jovens, que tem apelo, como web designer e social media, já que o programa também é destinado ao público jovem de Porto Alegre — explica Simon.
Havendo mais solicitações do que vagas, a prefeitura de Porto Alegre utilizará os seguintes critérios de desempate:
- Vulnerabilidade socioeconômica
- Situação de desemprego
- Quantidade de dependentes
- Idade igual ou inferior a 24 anos
- Idade igual ou superior a 60 anos
O projeto é uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e o Senac. Ainda segundo o executivo municipal, os alunos irão receber auxílio transporte e lanches diários para acompanhamento dos cursos.
Unidades do Senac/RS para inscrição presencial
- Unisenac - rua Cel. Genuíno, 130 - Centro Histórico
- Escola Senac Saúde - avenida Assis Brasil, 1481 - Passo d'Areia
- Escola Senac Tech - avenida Venâncio Aires, 93 - Cidade Baixa