Começam nesta segunda-feira (4), na zona sul de Porto Alegre, os trabalhos de reconstrução da galeria pluvial na Estrada Cristiano Kraemer, na altura do número 2.700, no bairro Campo Novo. O trecho já está em meia-pista, no sentido Centro-bairro, por causa da erosão e do risco de desabamento. O serviço impacta o trânsito e o transporte coletivo.
Será construída uma nova ala de 17 metros e reconstruídos cinco metros da galeria que faz a travessia do Arroio Capivara sob a Estrada Cristiano Kraemer. A estimativa de execução do serviço é de 60 dias.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, a partir das 9h, haverá bloqueio no local. Os veículos que trafegam pela Avenida Juca Batista devem evitar a estrada, que terá acesso local até as obras. Quem segue no sentido oposto deve utilizar, preferencialmente, a Estrada Jorge Pereira Nunes, já que o próximo trecho com possibilidade de desvio é a Rua Maurílio Ferreira, de chão batido.
Transporte público
De forma provisória, a EPTC vai oferecer aos usuários que não terão acesso ao transporte público a linha alimentadora Cristiano Kraemer. O atendimento será a partir do terminal original na Juca Batista, com deslocamento até o Beco Maria Balbino. A alimentadora vai atender a demanda da região para acesso às linhas A81 - Alimentadora Campo Novo, 281 - Campo Novo, 281.1 - Campo Novo/Morro Agudo e R81 - Rápida Campo Novo.
O terminal será deslocado para a Cristiano Kraemer, esquina com a Rua Maurílio Ferreira. As linhas no sentido bairro-Centro circulam a partir da Rua Maurílio Ferreira, Estrada Cristiano Kraemer, retornando para o seu itinerário regular. No sentido Centro-bairro, o desvio será pela Cristiano Kraemer e finaliza na Maurílio Ferreira.