O acesso a Cachoeirinha, na Região Metropolitana, pela Avenida Assis Brasil foi totalmente bloqueado pouco antes das 23h desta quarta-feira (22) devido ao avanço do Rio Gravataí. E nas primeiras horas desta quinta, após recuo da água, uma faixa pôde ser liberada para trânsito de veículos. Outras duas seguem interditadas.
Segundo a Defesa Civil do município, a medida de bloqueio total era preventiva e tinha o objetivo de evitar acidentes de trânsito no local, já que o rio seguia subindo. As equipes realizaram o balizamento para sinalizar que as três faixas no sentido Porto Alegre a Cachoeirinha ficariam interrompidas.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana do município, Emerson dos Santos, a medida foi motivada após a água começar a invadir a única das três pistas que estava liberada. Santos salientou que uma equipe fixa da pasta estava no local verificando a situação. Na quarta, ele ressaltou ainda que, se houvesse recuo da água, o acesso poderia ser liberado ainda durante a manhã desta quinta-feira.
Por volta as 3h30min da madrugada desta quinta, a água havia apresentado um pequeno recuo, mas não o suficiente para liberar a pista. E horas depois, foi possível liberar uma faixa, a da esquerda.
O trânsito para quem sai de Cachoeirinha em direção a Porto Alegre não foi impactado.
Duas das três pistas, no sentido Porto Alegre-Cachoeirinha, já estavam bloqueadas desde esta terça-feira (21), próximo da ponte sobre o Rio Gravataí.
Para fazer o bloqueio, a prefeitura de Cachoeirinha contou com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para a sinalização do trecho, que está situado ainda no município de Porto Alegre, e com a CCR ViaSul, responsável pela concessão da freeway (BR-290), para restringir o acesso pela rodovia.