Na tarde desta terça-feira (21), uma cena incomum foi vista em Porto Alegre: mesmo com sol a pino e calor, a Avenida Praia de Belas e a Rua Voluntários da Pátria estavam alagadas. A água do Guaíba transbordou pelos bueiros e encheu as vias, dificultando a passagem dos carros.
O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta terça-feira (21) que vai decretar situação de emergência em razão da enchente que atinge a Capital. Com o decreto, que será publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), as contratações necessárias para minimizar o impacto da cheia do Guaíba à população tornam-se mais simples.
É a maior cheia do Guaíba desde 1941. Naquele ano, o nível atingiu 4m75cm.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, durante a madrugada, diversas manobras no portão 13 do Cais Mauá. A chapa de aço da estrutura, uma das sete que permanecem sempre fechadas, foi danificada com a força da água. O problema fez com que uma casa de bombas precisasse ser desativada, prejudicando o escoamento na avenida Voluntários da Pátria. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilhas também permanece inoperante.
Na Região das Ilhas, em Porto Alegre, centenas de pessoas ainda aguardam para deixar suas casas. O grande volume de água e a forte correnteza dificultam a logística de resgate. Na manhã desta terça, todas as principais ilhas que compõem o bairro Arquipélago estavam com acesso bloqueado.
A prefeitura de Porto Alegre não divulgou quantas pessoas ainda precisam ser removidas. Até a manhã desta terça-feira, 920 já haviam sido resgatadas. O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) abriga 139 pessoas, conforme balanço mais recente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
A Defesa Civil estadual confirmou, nesta terça-feira (21), que mais de 28 mil pessoas estão fora de casa por conta das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de semana. São 24.976 desalojados (pessoas que estão em casas de amigos ou familiares) e 3.351 em abrigos públicos. Cinco pessoas morreram nas enchentes de novembro, em Eldorado do Sul, Giruá, Gramado e Vila Flores.