A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), orientou as empresas que operam o transporte coletivo de Porto Alegre sobre o uso do ar-condicionado a partir de segunda-feira (2). Os veículos deverão circular com o sistema ligado quando as temperaturas passarem dos 24 graus, conforme o decreto 19.836/2017.
— Começamos, já no mês de setembro, a conversar com os operadores sobre o tema solicitando que fizessem as manutenções necessárias para que os 70% dos carros que possuem o equipamento possam funcionar a partir do começo do mês de outubro — explica o Secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
A frota total (operante + reserva) é de 1.173 ônibus. Destes, 819 possuem ar-condicionado (cerca de 70%).
Desde o ano passado, as empresas estão renovando a frota. Até abril de 2023, entraram em operação 130 ônibus novos, número que deve chegar a 200 ao fim deste ano — todos com sistema de ar-condicionado.
Castro Júnior salienta que a prefeitura estará fiscalizando o funcionamento.
— De praxe, estaremos nos terminais e nas garagens. Os usuários, em caso de dúvida, podem ligar para 118 ou 156 — completa.