O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, teve pelo menos oito voos cancelados durante o início desta terça-feira (12). A reportagem esteve no local e constatou grandes filas na área de check-in nacional.
Entre os voos cancelados, dois deles são da companhia Latam, cinco da Azul e um da Gol. As empresas tentam remanejar para voos de outras companhias. Na fila, um passageiro de Caxias do Sul contou que deveria embarcar às 5h35min, em direção a São Paulo. A companhia deu como alternativa que o embarque seja após o meio-dia.
O empresário Ivansir Florestti, 60 anos, chegou ao Salgado Filho ainda na madrugada, por volta das 4h.
— Quando nós chegamos aqui, o pessoal nos informou que tinha fila, estamos na fila aí. O meu voo era pra Minas Gerais, direto, não sei o que vai acontecer, o que estava escrito no painel, que tá cancelado, então estamos aqui. Tinha uma visita empresarial. Automaticamente já tá cancelado. Porque a minha visita era às duas horas da tarde, então praticamente está cancelada.
Em nota, a Fraport Brasil, empresa que administra o terminal, informou que em razão das fortes rajadas de vento na noite de segunda-feira (11) 10 voos não conseguiram aterrissar e precisaram alternar para outros aeroportos. A Latam informou o cancelamento de três voos que chegariam na segunda, e dois que partiriam nesta terça-feira. Conforme a Fraport, a Latam abriu dois voos extras para atender a demanda de hoje. A Gol manteve os voos de chegada e partida, apenas com atrasos. A Azul informou que, devido às condições climáticas adversas em Porto Alegre (RS), precisou alternar cinco voos com origens em Campinas, Guarulhos, Congonhas e Santos Dumont para os aeroportos de Curitiba, Florianópolis e Campinas. Pelo mesmo motivo, a companhia também precisou cancelar outros nove voos, entre o Salgado Filho e as cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Campinas (SP) e Guarulhos (SP). A companhia destaca que os clientes serão reacomodados em outros voos ou em voos extras da companhia.
Na noite desta segunda-feira e início da madrugada de terça, houve relatos de fortes rajadas de vento em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Entre 22h e 0h30min, ao menos 10 voos não conseguiram aterrissar no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Conforme informações do site Flightradar24, quatro voos tiveram que arremeter (procedimento de segurança quando uma aeronave desiste de pousar durante a aproximação da pista e volta a subir) neste período.
A energia elétrica chegou a cair em algumas regiões, conforme informaram moradores. Houve também queda de árvores — pelo menos duas delas no bairro Mario Quintana, na Capital, ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Por volta das 23h10min, o telhado de um bar voou e atingiu um carro no estacionamento de um condomínio na Avenida Assis Brasil, próximo à Rua Dona Alzira. O bar fica ao lado do prédio. Não houve feridos.