Até o final do mês, Porto Alegre deve chegar a mil bicicletas compartilhadas espalhadas por cem estações do sistema BikePOA. Contrato assinado no ano passado entre a prefeitura e a Tembici, empresa responsável pela operação, prevê que esses números sejam atingidos até o próximo dia 31 de agosto.
Conforme a Tembici, a Capital já contava, no início do mês, com 79 pontos da retirada de bicicletas. Em apenas quatro dias, de acordo com a empresa, foram instaladas 20 novas estações.
"A Tembici, responsável pelo BikePOA, esclarece que o plano de expansão na cidade está em andamento e que as obras seguem sendo realizadas. Entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, por exemplo, já foram implantadas mais 20 estações na cidade. Nas próximas semanas, a empresa deve fazer o anúncio oficial com endereços das estações e demais detalhes da expansão", declarou a empresa, por meio de nota.
Atualmente, os equipamentos estão distribuídos pelos bairros Rio Branco, Santa Cecília, Praia de Belas, Menino Deus, Cristal, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Tristeza, Azenha e Centro Histórico. Além dos atuais pontos, o projeto chegará a novas áreas, como Ipanema, Tristeza, Bento Gonçalves, Parque Germânia e 4º Distrito. A proposta prevê ainda a instalação de bicicletas elétricas.
De acordo com a Tembici, o sistema já realizou mais de 1,1 milhão de deslocamentos neste ano. Em 2022, a operação na Capital cresceu 17% em número de viagens na comparação com o ano anterior.
Bikes podem ser retiradas via app da Uber
Os usuários do sistema BikePOA podem utilizar o aplicativo da Uber para liberar os equipamentos nas estações mantidas pela TemBici. O serviço, fruto de uma parceria entre as empresas, está disponível desde junho para todos os usuários do app de transporte.
A modalidade é válida apenas para corridas avulsas — não contemplando os clientes que possuem um plano da TemBici (como o mensal e o anual, por exemplo).
O processo de desbloqueio das bicicletas é semelhante ao do aplicativo do BikePOA. Na tela inicial da plataforma da Uber, há a opção "Duas rodas", onde a pessoa deve clicar para ter acesso ao mapa das estações e escolher a que fica mais próxima. Na sequência, é possível ver quantas bikes estão disponíveis para uso naquele ponto.
O pagamento é feito no momento do desbloqueio e segue as mesmas tarifas já estabelecidas pelo TemBici. Também não será necessário fazer um novo cadastro.
Produção: Leonardo Martins