O 150º aniversário de Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira, foi comemorado nesta sexta-feira (21) na Base Aérea de Canoas. A solenidade contou com passagem de caças F-5 pelos céus do município, exposição de aeronaves e a entrega de medalhas Mérito Santos Dumont para civis e militares por serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).
Quem visitou a celebração pôde interagir com uma réplica da aeronave 14 Bis, — construída e utilizada por Santos Dumont em seus voos —, além de fotografar o sargento Leandro Marim Rodrigues, que deu vida ao patrono da aviação ao usar trajes característicos. Um desfile militar que uniu a Força Aérea, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros fechou o dia.
Adriano Ferreira Gazzo, 48 anos, suboficial especialista em controle de tráfego aéreo, foi um dos agraciados com medalha:
— Após ter dedicado minha juventude e força servindo à nação brasileira através da Força Aérea, foi emocionante ser chamado a comparecer na mesma base aérea onde iniciei a carreira militar para receber a medalha. Ter sido agraciado me trouxe um sentimento de reconhecimento por todo o esforço e empenho que tive nesses anos.
Para ele, celebrações como esta são importantes para que a população relembre invenções feitas pelos brasileiros e que "contribuíram com a tecnologia mundial".
Aniversário
A cerimônia integra uma série de ações alusivas ao sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont, promovidas pela Força Aérea Brasileira em todo o país.
As atividades feitas pelo Quinto Comando Aéreo Regional, responsável pelos Estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, tiveram início em maio, com um show de caças da FAB. Os aviões sobrevoaram Porto Alegre, passando pela Arena do Grêmio nas vésperas de um Gre-Nal, pelo bairro Humaitá e pela orla do Guaíba.
De acordo com a tenente Letícia Paes, da assessoria de comunicação social da instituição, pilotos também visitaram escolas de Canoas, contando a história da aviação para crianças e adolescentes. A expectativa, segundo ela, é que a programação siga até o final do ano com ações que "busquem disseminar a cultura aeronáutica e conhecimentos sobre a história da aviação".
Na última quinta-feira (20), a Base Aérea de Brasília também realizou uma solenidade em memória ao aniversário do patrono da aeronáutica brasileira. A ocasião, que contou com a presença do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, agraciou 186 civis e militares com a Medalha Mérito Santos Dumont.
Pai da aviação
Os 150 anos de Santos Dumont, festejado em 20 de julho, rememora a vida e as obras do inventor. O aviador conseguiu, em 1906, voar com um aparelho mais pesado que o ar e com propulsão própria. A invenção percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França e mais de 1 mil espectadores.
Produção: Júlia Ozorio