O dia 17 de março marca as celebrações de Saint Patrick’s Day, ou dia de São Patrício, em bom português. O evento, uma tradição irlandesa lembrada mundialmente, há cinco anos é rememorado em Porto Alegre. Para imergir a cidade no clima dos festejos, vários locais da Capital ficaram iluminados na cor verde na noite desta terça-feira (14).
No ano passado, segundo avaliação do Consulado da Irlanda em São Paulo, Porto Alegre teve o maior evento da América Latina, considerando o número de atrações, inclusive a iluminação.
Segundo a prefeitura da Capital, dez monumentos e pontos turísticos receberam a intervenção na cor verde, que também predomina na cerveja servida durante a celebração, após a adição de corante do mesmo tom. A ação faz parte de um movimento global em homenagem à data, levando o verde, cor símbolo da Irlanda.
Os locais que contaram com a luz especial foram o Museu da Brigada Militar, Museu do Trabalho, monumento Brigadeiro Sampaio, Edifício Intendente José Montaury, Tambor, Monumento à Cultura Negra, Pinacoteca Rubem Berta, Fonte Talavera (Praça Montevidéu) e Chalé da Praça XV, todos no Centro; Chafariz Imperial e Monumento ao Expedicionário, ambos no Parque da Redenção, também foram iluminados de verde.
São Patrício é considerado um dos responsáveis por disseminar o catolicismo na Irlanda no século 5. Na sexta-feira, uma missa em honra ao santo será celebrada Paróquia São Pedro, na Avenida Cristóvão Colombo, 1.629, bairro Moinhos de Vento, às 18h, e contará com a presença de produtores artesanais da bebida.
Após a missa, os festejos deverão tomar conta do 4º Distrito. Também haverá eventos em pontos dos bairros Bela Vista, Menino Deus, Cidade Baixa, Jardim Botânico e Rio Branco na sexta e ao longo do final de semana.