Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que a água que corre pelas torneiras dos gaúchos estaria imprópria usa, devido ao extremo calor que faz no Estado nesta semana. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), responsável pelo abastecimento em Porto Alegre, desmentem o conteúdo do suposto alerta e, ainda, garantem a boa qualidade da água em todos os municípios que atuam.
Segundo a corrente que está sendo compartilhada em aplicativos de mensagem, a água estaria chegando "sem cloro" nas residências, empresas, hospitais e restaurantes. O texto pede ainda que as pessoas não escovem os dentes com a água da torneira e usem apenas garrafas de água mineral.
"A Corsan tem o máximo cuidado com a água que distribui, contribuindo para o bem-estar e a saúde da população nos 317 municípios gaúchos onde atua. Para que os padrões de potabilidade sejam atingidos, a companhia adota processos e procedimentos consagrados no tratamento de água, os quais resultam em eficiente barreira contra os variados tipos de contaminação hídrica. Além disso, realiza um rigoroso monitoramento da água em todas as fases de tratamento, desde a captação até a distribuição. São efetuadas análises horárias na água captada, bem como análises intermediárias no processo de tratamento, o que permite que se façam os ajustes necessários aos parâmetros de tratamento, para que seja garantida a qualidade da água distribuída à população. Nos sistemas abastecidos por mananciais subterrâneos, são analisadas amostras na saída do tratamento diariamente", declarou a Corsan, em nota.
A companhia pede ainda que, caso verifiquem alterações na qualidade da água, os usuários devem entrar em contato com a empresa, para que a equipe técnica possa tomar as providências necessárias. O serviço de verificação de qualidade da água no imóvel deve ser solicitado por meio dos seguintes canais de relacionamento 24 horas: unidade de atendimento virtual em www.corsan.com.br, App Corsan ou no telefone 0800-646-6444.
Já o Dmae declarou que assegura a qualidade da água fornecida para a população de Porto Alegre. Segundo a empresa, é realizado o monitoramento da qualidade da água em seus processos de tratamento e em mais de 350 pontos da rede de distribuição de água na Capital.
"Todo o processo de tratamento se encontra dentro da absoluta normalidade, com o devido processo desinfecção através da aplicação de cloro. Apesar dos níveis baixos de reservação do Lago Guaíba, que causam dificuldades na quantidade de água captada, a água tratada e distribuída segue rigorosamente as exigências de potabilidade e mantém o seu padrão de qualidade. Todos os dias, são realizadas quase 3 mil análises para certificar de que a água entregue aos cidadãos atende aos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Portanto, a água do Dmae é segura e atende aos padrões de potabilidade", disse o departamento, em nota.
Produção: Leonardo Martins