A obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público de Porto Alegre não está no radar da prefeitura. Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta quinta-feira (22), o prefeito Sebastião Melo (MDB) deixou claro que esse não é um tema previsto, apesar de entender que, na pandemia, as decisões precisam ser reavaliadas a todo o momento.
— Não está na nossa governança voltar as máscaras nos ônibus. Mas nós vamos analisando. A pandemia é isso: você libera, pode voltar atrás, e nosso governo tem muita sensibilidade em relação a isso. Mas não está programada a volta de máscaras nos ônibus — disse, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
Em ambientes hospitalares públicos e privados da cidade, o item de proteção voltou a ser obrigatório na última terça-feira (20). A decisão abrange áreas assistenciais de hospitais, prontos atendimentos, unidades de saúde da Atenção Primária em Saúde e instituições de longa permanência de idosos.
Melo também disse que prepara um documento para ser enviado ao governador eleito Eduardo Leite e ao presidente eleito Lula, reafirmando a parceria da cidade com os governos e tratando do tema da saúde. Entre os assuntos, está o tema da vacinação e a possibilidade de uma quinta dose contra a covid-19, além das filas do SUS.
O prefeito também falou sobre as obras do Quadrilátero Central e prometeu esforço para que os trabalhos sejam entregues.
Ouça a entrevista