Centenas de jovens tomaram as ruas de Porto Alegre na noite desta quinta-feira (19) com um objetivo em comum: ocupar o espaço público. Promovido por universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2013, o Bar em Bar é uma iniciativa itinerante que ocorre em diversos lugares do país há cerca de uma década.
Após dois anos de suspensão do evento em razão da pandemia, os estudantes percorreram cinco bares. O grupo partiu do campus centro da UFRGS, na Sarmento Leite, às 20h, e chegou ao final do percurso, na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, por volta de 23h30.
A concentração no local causou incômodo nos moradores, que chamaram a Guarda Municipal para realizar a dispersão no início da madrugada desta sexta-feira (20). Não houve conflito na ação, mas o grupo deixou lixos na praça.
A organização do evento estima que cerca de 1,2 mil pessoas tenham participado da atividade. Foram vendidos 500 ingressos no valor de R$ 25, com direito a um passaporte com cerveja.
— Ocupar o espaço público também é uma forma de garantir a segurança pública, não é só policiamento. Essa é uma iniciativa que visa aproximar as pessoas da cidade — disseram os integrantes do Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Dafa) da UFRGS, que preferiram não se identificar.