Moradores da Vila Amazônia, na zona norte de Porto Alegre, protestaram, na tarde desta segunda-feira (24) contra a falta de luz. Eles chegaram a bloquear totalmente a Avenida Dante Ângelo Pilla, próximo do trecho onde ela se transforma em Avenida Plínio Kroeff. O grupo alega estar sem energia elétrica há quase uma semana.
Com caixas de papelão e de madeira, os moradores gritavam “queremos luz” e erguiam cartazes com a mesma frase.
A líder comunitária Paola Vieira, 29 anos, afirma que os moradores estão sem energia elétrica desde a terça-feira da semana passada, consequência do temporal. Ela chegou a abrir protocolos junto à CEEE Equatorial, mas não teve a situação resolvida. Conforme a dona de casa, os moradores estão sofrendo com o calor extremo e com as comidas estragadas:
— Ninguém tem mais nenhuma carne na geladeira. As crianças, pessoas idosas, não aguentam mais. Seguramos ao máximo, mas amanhã (terça) completamos sete dias. A Vila Amazônia está largada.
O que diz a CEEE Equatorial
"A CEEE Grupo Equatorial informa que as ocorrências de interrupção no fornecimento de energia em Vila Amazônia, nos últimos seis dias, são ocasionadas por “gatos”, ligações clandestinas que sobrecarregam a rede. A ligação clandestina, além de impactar no aumento da conta de luz, prejudica os clientes regulares que pagam suas faturas em dia.
A comunidade Vila Amazônia possui, em quase sua totalidade, rede e consumidores regularizados. Em contato com a liderança comunitária e por iniciativa dos moradores, a CEEE Grupo Equatorial acertou a realização, amanhã (25/01), da regularização de mais 20 clientes na região de Rua A, esquina com Morada do Sol. Ainda está previsto, para o segundo semestre de 2022, um complemento de normalização da rede elétrica que supre esta área."