As novas quadras de futebol 7 e o famoso entardecer no Guaíba compõem o cenário das aulas de futebol feminino que começaram a ser ministradas em Porto Alegre. As primeiras lições foram dadas para um grupo de seis meninas nesta quinta-feira (9).
Voltadas inicialmente a adolescentes de 12 a 17 anos, as aulas no trecho 3 da Orla são gratuitas. Qualquer menina nessa faixa etária pode participar, destaca o coordenador de Esportes Comunitários da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Deiner Salomé Goulart.
— Hoje em dia, nos estádios, as gurias estão cada vez mais presentes. Mas, na hora de fazer a atividade, existem poucos trabalhos. Ou tem futebol misto, e meninas acabam se constrangendo e não participando, ou elas acabam tendo que pagar e se torna caro — destaca Deiner.
Com as dificuldades geradas pela pandemia, a mestre de obras Rosa Maria Oliveira Machado, 60 anos, não conseguiu mais matricular a neta numa escolinha de futebol. Não perdeu tempo quando soube pela imprensa da novidade na orla.
— A gente não tem condições de pagar aulas, e, quando tem uma oportunidade assim, precisa agarrar com as duas mãos. Eu acredito no futuro dela — disse a “vó-mãe”.
Antes de dar passar os primeiros exercícios com bola na grama sintética, o professor de educação física Marzo Vargas dos Santos destacou que a atividade tem como objetivo fortalecer o futebol feminino, e convidou as primeiras participantes a chamar mais amigas para participar.
As atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, na quadra 20 do trecho 3 da Orla, entre 17 e 19h. As inscrições são realizadas na Avenida Erico Verissimo, 843. Outras informações pelo telefone (51) 9868-67306.