As chuvas que atingiram Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (6) afetaram o funcionamento de cinco postos de saúde da zona norte da Capital. O alto volume da água das chuvas causou alagamentos nas unidades do Sarandi e Domênico Feoli que até as 15h permaneciam com as portas fechadas.
O mesmo problema foi registrado durante a manhã nas unidades Fapa, São Cristóvão e Jardim Leopoldina mas agentes da prefeitura conseguiram realizar a limpeza e ambos os locais já estão novamente abertos ao público.
Um levantamento com possíveis equipamentos danificados é feito pela coordenadoria de saúde da região. Na Domênico Feoli, por exemplo, alguns computadores estragaram e cabos tiveram de ser desconectados. Na US Sarandi o estrago foi ainda maior: dois computadores e duas geladeiras ficaram comprometidas, além de seringas, materiais de escritório e de enfermagem. O posto é um dos que oferece vacinação contra a covid-19. No entanto, os imunizantes não chegaram a estragar. Ainda está sendo avaliado se o quantitativo será realocado para outras unidades.
Servidores seguem trabalhando para limpar as áreas afetadas e liberar o atendimento. No entanto, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, isso deve ser feito apenas a partir desta terça-feira(07).