Com alguns locais ainda apresentando acúmulo de lixo nas ruas, a coleta domiciliar de resíduos sólidos de Porto Alegre deverá ser normalizada até a noite desta terça-feira (19).
Em pontos do bairro Tristeza, ruas como a Mário Totta até final da manhã ainda acumulavam sacos com resíduos orgânicos em toda a via. Outras regiões da cidade, como a Avenida Voluntários da Pátria também tinham lixo, mas segundo a prefeitura, alguns pontos podem ser resultado do descarte irregular.
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o bairro Tristeza, assim como outros dentre os 43 que foram afetados pela paralisação da coleta não-mecanizada na noite da última sexta-feira (15), ainda está em atendimento e se espera que o serviço seja finalizado até às 18h. A pasta ainda reforça que a coleta domiciliar está um pouco mais demorada em função da grande demanda de lixo acumulado.
Os trabalhadores haviam interrompido as atividades na noite da última sexta-feira por conta do não recebimento de benefícios. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos da Capital, Marco Felipi, a empresa apresentou documentos que ainda precisam de validação.
Na manhã desta segunda-feira (18), a prefeitura depositou R$ 500 mil na conta da Litucera para o pagamento do vale-alimentação e vale-refeição dos cerca de 300 funcionários da companhia, entre garis e motoristas.
A terceirizada, com sede em Vinhedo, no Estado de São Paulo, é responsável atualmente por 80% da coleta domiciliar em Porto Alegre. A terceirizada atua na Capital em caráter emergencial desde junho.