A juíza Cristina Lohmann, da 5ª Vara Criminal de Porto Alegre, condenou à prisão quatro ex-gestores da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) — veja abaixo os detalhes das penas.
André Imar Kulczynski, ex-diretor-presidente; Giorgia Pires Ferreira, ex-diretora administrativa; César Roberto Broniczak, ex-supervisor de Benefícios; e Matusalém Marcelino Alves, ex-gerente de Logística, foram condenados por peculato (desvio de recursos por funcionário público), à perda dos cargos e à suspensão dos direitos políticos.
Conforme ação do Ministério Público, o grupo desviou da Procempa cerca de R$ 18 mil, em valores corrigidos, para pagar despesas médicas do motorista de Kulczynski na época dos fatos, em 2011, que estava hospitalizado e que não era atendido por plano de saúde da empresa.
Penas dos réus
André Imar Kulczynski: crime de peculato — três anos, seis meses e 20 dias de prisão, em regime inicial aberto
Giórgia Pires Ferreira: crime de peculato — três anos, seis meses e 20 dias de prisão, em regime inicial aberto
César Roberto Broniczak: crime de peculato — dois anos e oito meses de prisão, tendo a pena privativa de liberdade substituída por restrição de direitos
Matusalém Marcelino Alves: crime de peculato — dois anos e oito meses de prisão, em regime inicial aberto
O que dizem os réus
André Imar Kulczynski
O advogado João Armando dos Santos Valer disse que ainda não foi intimado oficialmente da sentença, mas adianta que vai recorrer ao Tribunal de Justiça.
Giórgia Pires Ferreira
GZH aguarda retorno do escritório de advocacia que defende a ré.
César Roberto Broniczak
GZH ligou às 16h12min para a advogada Nathalia Vernet de Borba Carvalho, que está cadastrada no processo como defensora do réu, mas ninguém atendeu.
Matusalém Marcelino Alves
O advogado José Ricardo Brasil, do Escritório Camejo e Brasil Sociedade de Advogados, disse que tomou conhecimento da sentença. Adiantou que vai recorrer. Segundo ele, seu cliente apenas cumpria ordens de superiores e que não ordenava despesas e não tinha esse poder.