A Guarda Municipal de Porto Alegre dispersou aglomeração na orla do Guaíba, no início da madrugada desta segunda-feira (23). A ação ocorreu por volta da meia-noite, durante monitoramento de um grupo, composto por aproximadamente 300 pessoas, que ficaram bebendo no local.
— Ficou o pessoal do "kit", fazendo barulho, bebendo. Aí começam as denuncias. Havia crianças no meio — afirmou o supervisor da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal, Inocêncio Petry.
Conforme Petry, num primeiro momento, as pessoas saíram da Orla com a chegada dos agentes, mas a outra foi em direção à Praça Júlio Mesquita, onde continuaram com a aglomeração. No local, os agentes teriam sido recebidos a pedradas e garrafadas.
Segundo o supervisor da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal, o grupo foi dispersado de vez após o uso de munição de antimotim e correu em direção a ruas do Centro Histórico. Ninguém foi preso.
Lixo
Além da aglomeração, a orla do Guaíba registrou uma grande quantidade de lixo acumulado no amanhecer desta segunda-feira. A sujeira é consequência da intensa movimentação de pessoas em um fim de semana atípico, em que as temperaturas beiraram os 35°C na Capital.