Uma operação conjunta de Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar dispersou aglomerações entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada deste sábado (5) em Porto Alegre. Foram abordadas cerca de 800 pessoas em três bairros: Centro, Moinhos de Vento e Cidade Baixa.
No Moinhos de Vento, mais de 300 pessoas, segundo a Guarda Municipal, estavam concentradas na Rua Padre Chagas. A Rua Luciana de Abreu chegou a ser bloqueada por populares, mas logo foi liberada por agentes de trânsito e todos foram dispersados. Na Cidade Baixa, em trecho da Rua Coronel Fernando Machado, na divisa com o Centro, aproximadamente 400 pessoas sem respeitar o distanciamento social foram retiradas do local. A reportagem da RBSTV identificou muitas pessoas sem máscara.
Os agentes também encontraram um grupo de cerca de 70 pessoas no Largo dos Açorianos, no Centro. O comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, garante que os comerciantes estão colaborando, mas a população, nas últimas semanas, tem se aglomerado nas ruas.
— Observamos que donos de bares e restaurantes estão se esforçando para o cumprimento dos protocolos. Porém, há um aumento da circulação de pessoas nestes locais, onde houve aglomerações, em relação a outras semanas. Por isso, é importante que a população colabore para que essa pandemia termine o mais rápido possível — explica Nascimento.
Desde a noite de sexta-feira, as autoridades receberam 22 denúncias de aglomerações. Um bar foi autuado por falta de alvará na região das ilhas do Guaíba. Denúncias na Capital podem ser feitas pelos telefones 153 ou 156.