Neste domingo (4), a vacinação contra a covid-19 ocorreu no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre, numa ação com a unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde. O ônibus ficou estacionado junto à Igreja Nossa Senhora Aparecida (Estrada Chácara do Banco, 61), e a imunização, que começou às 9h, ocorreu até as 15h. Ao todo, 72 pessoas foram imunizadas.
As doses foram destinadas a pessoas com 66 anos ou mais. Entre os vacinados dessa manhã, estava o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, de 67 anos.
—É um dia calmo, domingo de Páscoa, mas seguimos firmes na vacinação. Muitos aproveitaram a vinda na missa e já passaram aqui. Acho que estamos cumprindo a nossa missão — analisou Sparta.
O movimento pela manhã estava tranquilo, sem filas ou aglomerações. Apenas 10 pessoas esperavam no local antes da imunização começar. As equipes da SMS também se disponibilizaram a vacinar idosos acamados da região, já que não havia grande demanda na unidade móvel. Para chamar a atenção dos porto-alegrenses e informar sobre a ação, as profissionais de saúde lançaram mão de um megafone.
Quem foi contemplado em faixas etárias anteriores, mas ainda não foi vacinado, pode comparecer no ponto para a imunização ainda neste domingo — ou partir de segunda-feira (5), em 38 unidades de saúde referência (veja a lista completa aqui) e nos drive-thrus.
O aposentando Sergio de Camillis, 77 anos, foi ao local animado para tomar a segunda dose ao lado da esposa, Vera Lucia, 66, que compareceu para tomar a primeira dose.
— A vacinação traz tranquilidade. O atendimento foi muito bom, tanto aqui quanto no drive do Barra (shopping). A pandemia está muito perigosa — avaliou Camillis.
No sábado (3), a vacinação foi realizada em três unidades de saúde e no drive-thru do Estádio Beira Rio — 983 pessoas foram imunizadas no período.