A Guarda Municipal precisou dispersar aglomerações nas ruas da Capital e em uma lancha, na Orla do Guaíba, durante a madrugada deste domingo (14).
Em Porto Alegre, grupos de pessoas se reuniram pelas ruas em mais uma madrugada de Carnaval. As aglomerações foram localizadas em pelo menos quatro pontos da cidade: na Rua Padre Chagas, na Rua Coronel Fernando Machado, no Largo dos Açorianos, na Rua João Alfredo e em demais pontos do bairro Cidade Baixa. Na Fernando Machado, um bar foi autuado por infringir os protocolos sanitários da covid-19, segundo a prefeitura.
Segundo a Guarda Municipal, o movimento nas ruas foi maior do que o registrado na madrugada de sábado (13).
Na Orla do Guaíba, uma lancha com som alto atraía pessoas para a beira da água. A Guarda Municipal fez contato com a capitania dos portos, mas a lancha foi deslocada pelos responsáveis antes da chegada da equipe.
A ação ocorreu em conjunto com a Brigada Militar e fiscais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A fiscalização para impedir aglomerações durante o carnaval prossegue neste domingo (14), na segunda (15) e na terça-feira (16).
Em razão da pandemia de coronavírus, aglomerações estão proibidas pelo governo do RS. Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), no sábado (13), mais de 11,3 mil pessoas morreram vítimas da covid-19 no RS.
Aglomerações durante o feriado de Carnaval também foram registradas em outros pontos do RS, como em Santana do Livramento, onde uma partida de futebol que reuniu cerca de mil pessoas na torcida foi encerrada na tarde de sábado (13), e em Capão da Canoa, onde centenas de pessoas se concentravam na área central — na cidade, é o terceiro dia consecutivo com registro de aglomeração.