Uma casa de entretenimento foi autuada por furto de energia elétrica no bairro Santana, em Porto Alegre. A ação ocorreu na tarde dessa quinta-feira (10), na Rua Santa Cecília, e culminou na prisão de um pelo administrador do estabelecimento. O homem, no entanto, pagou fiança e foi liberado para responder em liberdade por furto simples. O local chegou a ser fechado, mas já reabriu.
De acordo a CEEE, a estimativa é de que 50% a 60% do consumo de energia elétrica do estabelecimento não estivessem sendo registrados. Ainda conforme a companhia, o local que estava sendo alimentado por ramal clandestino, possuía uma sauna, diversos aparelhos de luzes e som, além de um restaurante e vários quartos.
O caso foi encaminhado à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP/DEIC). O delegado Luciano Peringer afirmou que havia uma ligação direta da rede do estabelecimento com um poste na lateral do prédio ligado à rede da CEEE.
O administrador foi levado à Polícia Civil e não se manifestou sobre o fato. Ele responderá por furto simples, cuja pena pode variar entre um a quatro anos de prisão. A reportagem entrou em contato com o estabelecimento, que emitiu nota sobre o fato, afirmando que "está há mais de 30 anos no mercado de entretenimento e alimentação, sempre honrando com todos os seus compromissos, sendo respeitado e valorizado por seus clientes e comunidade". Ainda conforme o comunicado, "Todas as informações cabíveis e necessárias já foram passadas para a CEEEe autoridades". Por fim, o empreendimento destacou que "apoia a ética e a legalidade" e que já retomou os trabalhos.
Confira a nota na íntegra:
A Sauna Guaíba vem a público prestar esclarecimentos para a comunidade de Porto Alegre sobre o episódio ocorrido no dia 10/12/20, tangente suposto uso indevido de energia elétrica. A sauna guaiba está há mais de 30 anos no mercado de entretenimento e alimentação, sempre honrando com todos os seus compromissos, sendo respeitada e valorizada por seus clientes e comunidade. Todas as informações cabíveis e necessárias já foram passadas para a Ceee e autoridades. Com o intuito de oportunizar uma investigação mais aprofundada e permitir que os fiscais fizessem seu trabalho de forma mais apropriada, a casa optou por manter as portas fechadas no dia de ontem, abrindo normalmente hoje. Lastimamos que possível erro de interpretação possa ter causado danos a imagem da nossa empresa, porém entendemos oportuna a ação e sempre apoiaremos a ética e a legalidade.