Duas semanas depois de cercar com gradis e faixas laranja um ninho de quero-quero na orla do Guaíba, o guarda municipal Jairo Marobin, 52 anos, constatou o nascimento dos primeiros filhotes.
Foi pelas 9h da manhã desta segunda (21), fazendo a ronda de rotina pela Orla Moacyr Scliar, que ele viu um dos quatro ovos quebrados e, o ao lado do ninho, um quero-quero pequenino no sol.
— Eu estava desconfiando que já iam começar a nascer, porque pesquisei na internet e vi que levava uns 30 dias. E já fechou os 30 dias — conta ele.
Mais perto do meio-dia, voltou ao local e encontrou mais um filhote e dois ovos ainda intactos. Embora ainda bem mirradinhas, diz ele que as aves já são bonitas.
— Eles já têm uma penugem. Um já está até caminhando.
Depois da reportagem em GZH, contando que Jairo isolou a área porque já viu, em outros momentos, ninhos de quero-quero desaparecerem na área, ele virou celebridade. Parentes do interior — de Caxias do Sul, de Lajeado, de Bento Gonçalves — começaram a lhe contatar para parabenizar. O apoio também veio dos colegas. Segundo Jairo, eles também ajudam a monitorar a mãe e as crias.
— Pelo menos está dando tudo certo desta vez — comemora.