Um grupo de diretores de escolas infantis e creches particulares de Porto Alegre realizou uma carreata pedindo a reabertura das instituições na Capital. A manifestação circulou pelos principais pontos da cidade com balões, faixas e cartazes.
Uma das participantes do protesto é a diretora da escola Cantinho do Saber, do bairro Nonoai, Marcela Bortolon. O intuito do ato é pedir que a prefeitura de Porto Alegre siga o calendário previsto pelo governo do Estado, que marcou a reabertura das escolas infantis para a próxima terça-feira (8).
— Entendemos que é o momento de retomar. Em julho e agosto, os pais até eram contra. Mas agora, na minha escola, todos querem a retomada das aulas. Entretanto, precisamos que a prefeitura organize um protocolo para que possamos voltar, para que aqueles pais que precisam — disse.
Entre os pedidos, estão ações do Centro de Operações Especiais (COE), que vai determinar os protocolos a serem seguidos.
Pai de um menino de quatro anos, Cristiano Silva da Mota é oficial escrevente e participou do protesto. Ele diz o filho está em casa, e conta com ajuda de familiares para cuidar diariamente da criança.
— As atividades estão retomando. Não temos onde deixar as crianças. É melhor deixar em um local que tem protocolo. Agora está em casa, com a família. Fica com um, fica com outro. Na escola, tem protocolo — completou.
O governo do Estado vai publicar um decreto que prevê que os municípios criem um COE determinando as medidas a serem adotadas na retomada das atividades.