O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) divulgou na manhã desta sexta-feira (7) a conclusão de uma ação de fiscalização no bairro São Sebastião, zona norte de Porto Alegre. Em uma residência na região, 31 cães eram mantidos em péssimas condições, sem água nem comida suficientes. Muitos animais estavam em pequenas gaiolas ou salas escuras. O dono dos cachorros foi preso em flagrante por maus-tratos.
Segundo o tenente-coronel Luciano Mortiz, do CABM, a ação fiscalizatória ocorreu na quinta-feira (6) e se estendeu até a noite. Os animais estavam em meio a fezes e sujeira em geral, sem os cuidados necessários, sendo que havia uma infestação de pulgas. Muitos cachorros estavam em locais escuros ou em gaiolas pequenas.
— Muitos deles estavam sem água e sem comida em um ambiente impróprio, cheio de equipamentos diversos empilhados em pouco espaço — explica Moritz.
O dono, que dificultou a ação dos policiais, já havia sido autuado anteriormente pelo Ministério Público por ter 15 animais em péssimas condições. Ao fazer uma nova averiguação no local, o CABM constatou que, além dos maus-tratos continuarem, o número de animais era ainda maior.
O homem, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante por maus-tratos, desacato, dificultar ação fiscalizadora e ainda por manter atividade poluidora e sem licenciamento. Havia vários produtos químicos e material com próteses dentárias na residência. Os 31 cães foram recolhidos, tratados e encaminhados para a organização não governamental Projeto Raça Pra Quê.