A chuva que atinge Porto Alegre desde a madrugada desta terça-feira (30) invadiu unidades do condomínio popular Brasília, no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre. Os apartamentos atingidos ficam no térreo, em nível abaixo da rua e dos terrenos vizinhos. A água chegou a 60 centímetros. Os moradores contam que chove sem parar desde às 5h30min da manhã de hoje.
— Tá completamente alagado. Eu perdi geladeira, cama, colchão. O jeito foi procurar ajuda no apartamento de uma vizinha — relata o morador João Carlos Antunes dos Santos.
Na frente do condomínio, está localizado o CTG Estância do Rubem Berta. Segundo os moradores, a água fica represada na rua e acaba invadindo o centro de tradições.
— É sempre assim. Uma chuva forte e rápida para alagar tudo. Chega uma hora que cansa — desabafa o morador Cleusi Coelho.
Na zona norte, vias como a Avenida Sarandi e a Rua Zeferino Dias registravam grande acúmulo de água. Com uma trégua da chuva, por volta das 17h, o nível da água baixou. Ao menos três carros não conseguiram passar devido à altura do alagamento.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Porto Alegre afirma que busca formas de fazer a dragagem do trecho entre a Avenida Assis Brasil e o Rio Gravataí, que alaga, segundo a gestão municipal, pelo excesso de lixo. Além disso, a ponte na Avenida Zeferino Dias causa "estrangulamento e falta de capacidade de escoamento" do arroio. Confira a nota na íntegra:
A prefeitura concluiu em julho de 2018 uma obra no trecho entre a Alameda 3 de Outubro e rua Tapirapes de alargamento do Arroio Sarandi. Essa obra possibilitou que ficasse resolvido o extravasamento neste trecho. No local onde foi registrado o transbordamento nesta terça-feira, há uma ponte sobre o arroio na Zeferino Dias, antes da Av. Assis Brasil, que causa estrangulamento, falta de capacidade de escoamento, impedindo o fluxo normal das águas da chuva. O problema também é agravado porquê entre a av. Assis Brasil e o Rio Gravatai a seção encontra-se assoreada, com muito lixo no local necessitando de constante manutenção e dragagem. Para solucionar a situação nesse local e a obra já executada contribuir para que não ocorram mais alagamentos, a prefeitura busca formas de suprir a necessidade de dragar todo o trecho com o apoio de topografia e equipamentos especiais.