O Hospital de Clínicas de Porto Alegre conta com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o enfrentamento ao coronavírus. A estrutura foi entregue nesta segunda-feira (4) e já está em operação. Ao todo, a instituição conta com 20 vagas de UTI para tratamento da doença, todos no Bloco B – cujo uso foi antecipado para auxiliar no combate à pandemia. A previsão é chegar a 105 leitos de alta complexidade no local.
No dia 8 de abril, o Hospital de Clínicas recebeu o primeiro paciente diagnosticado com coronavírus na nova UTI do Bloco B. Já na manhã desta terça-feira (5), 10 pacientes estavam internados, sendo seis confirmados com coronavírus e quatro sob suspeita.
No local, também funciona uma ala da emergência dedicada exclusivamente a pacientes infectados pela covid-19, com seis leitos, um box de estabilização e seis poltronas. Apenas o primeiro atendimento é feito no Ambulatório Covid, que continua funcionando ao lado da emergência do prédio principal.
No início de março, o governo federal autorizou a liberação de R$ 57 milhões para o Hospital de Clínicas equipar a nova UTI, com capacidade total para 105 leitos. A instalação foi prevista de forma gradual, por módulos, conforme as necessidades em razão do avanço da pandemia. Para a condução desse projeto, o Clínicas trabalha em parceria com os ministérios da Saúde, da Educação, da Economia e as secretarias Municipal e Estadual da Saúde.