Estão abertas até a próxima terça-feira (3) as inscrições para o sorteio de 41 estandes no Centro Popular de Compras (CPC) Pop Center, o Camelódromo, no Centro de Porto Alegre. Cada um deles tem 4m x 4m. Atualmente, o local tem 722 lojas ativas e recebe, mensalmente, entre 1 milhão e 1,5 milhão de pessoas. Para a diretora do Pop Center, Elaine Deboni, trata-se de uma oportunidade para quem sonha em empreender.
— É importante destacar que qualquer pessoa pode participar, não precisa ter sido vendedor ambulante, como era no início (há mais de 10 anos). Basta querer abrir o seu negócio ter o que eu chamo de "veia para o comércio" — opina.
Os editais para o Pop Center são lançados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) conforme a necessidade de preencher lugares vagos — geralmente, uma vez por ano. No ano passado, foram oferecidas 24 lojas. Elaine atribui o aumento ao acirramento da concorrência:
— O local oferece facilidades, mas também tem muitas pessoas trabalhando. É preciso ser competitivo, ter bom atendimento, bons produtos para oferecer.
Os estandes disponíveis ficam localizados no bloco B do Pop Center, mais ao fundo com relação à entrada principal. A localização, porém, não é problema para os negócios de Lauro Vinícius da Silva Teodózio, 25 anos, que possui um estande de assistência técnica para celulares e produtos eletrônicos perto dos locais atualmente vagos.
— A praça de alimentação fica perto daqui, então, muita gente passa, circula, acaba perguntando pelos serviços que eu ofereço e, eventualmente, comprando alguma coisa. Também tenho uma loja de rua e, lá, passa bem menos gente — explica o morador do bairro Santa Tereza, na Capital.
Regras
Além dos 41 estandes, serão sorteados outros 40 nomes para cadastro reserva — que serão chamados quando novas vagas abrirem, no futuro. Quem for sorteado, assinará um contrato com a administradora do Pop Center, com validade de um ano. É preciso pagar anualmente por um alvará à prefeitura, que custa, segundo a SMDE, R$ 30,04. Após o início do contrato, o aluguel do estande custa R$ 47,63 por metro quadrado. Logo, em um espaço com 16 metros quadrados, o aluguel sai por R$ 762,08.
Não há cobrança de condomínio. Porém, os lojistas pagam o rateio das despesas (segurança, limpeza, luz e outros, necessários para a manutenção do local). Esse valor, para uma loja de 16 metros quadrados, é de, em média, R$ 369,47.
O produto a ser vendido pode ser definido pelo próprio interessado, desde que obedeça algumas regras previstas em lei, como orienta a gerente da equipe de Atividades Ambulantes da SMDE, Jaline Bittencourt Chamberlain:
— Há itens proibidos, como mercadorias oriundas de falsificações ou produtos de fabricação estrangeira introduzidos irregularmente no país. No momento da inscrição, é preciso entregar uma declaração sobre a atividade que deseja explorar. É um documento simples, que pode ser feito no local.
Documentação obrigatória
- Original e cópia da carteira de identidade e do CPF
- Comprovante de residência (máximo seis meses)
- Declaração da atividade que deseja explorar (a SMDE tem um modelo, que pode ser preenchido no momento da entrega dos documentos)
- Atestado de antecedentes
- Folha corrida fornecida pelo órgão policial competente
Prazos
- A documentação deve ser entregue até o dia 3 de março (próxima terça-feira), pessoalmente
- O horário vai das 9h às 15h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - Equipe de Atividades Ambulantes (Avenida Borges de Medeiros, 2,244, térreo, Centro Histórico)
- O sorteio será realizado no dia 16 de março, às 14h, no Setor Administrativo do Centro Popular de Compras