Tradicional concessionária gaúcha, reconhecida como a primeira do Rio Grande do Sul, a Ribeiro Jung fecha as portas no próximo dia 15 de fevereiro. Fundada em Porto Alegre no ano de 1928 por Armando Ribeiro e Norberto Jung, a empresa é a mais antiga revenda Ford do Brasil. O fim das operações foi confirmado pela diretora comercial Tatiane Ribeiro nesta sexta-feira (24).
— No último trimestre de 2019, a SuperAuto Show fez uma proposta para adquirir as operações da Ribeiro Jung. Como eles vão manter os pontos de venda e a maioria dos funcionários, entendemos como uma boa oportunidade — detalha.
Segundo Tatiane, ainda em 2018, a própria Ford fez um estudo sobre o mercado porto-alegrense. Na época, foi concluído que o consumo de veículos na capital gaúcha era pequeno para quatro concessionárias. Logo depois, a Copagra encerrou as operações, ficando três revendas da marca.
— Só que, desde então, o mercado não evoluiu muito, pelo menos não para três grupos empresariais. Tivemos algumas melhoras no nível de vendas, mas não comparado ao passado — observa.
O fim da Ribeiro Jung passou por decisão das duas famílias, que já estão na terceira e quarta gerações.
— Foi uma conversa com todos. Uma decisão muito tranquila. Entendemos como uma saída estratégica — destaca.
Logo após a decisão, os funcionários foram comunicados do encerramento e da compra por outra empresa. Segundo Tatiane, parte dos profissionais será absorvida pela SuperAuto Show.
— Temos funcionários com 30 anos de casa. Muitos vão se aposentar, outros decidiram abrir negócios próprios ou trocar de empresa. Todos vão ter o aviso prévio indenizado, além do pagamento dos direitos trabalhistas. Temos uma listinha para não deixar ninguém desempregado — afirma.
Filial da Ipiranga fecha dia 1º
A primeira unidade a fechar as portas é a da Avenida Ipiranga. O último dia como Ribeiro Jung será no dia 1º de fevereiro. Após, já assume a SuperAuto Show. Depois é a vez da matriz, na Avenida Farrapos, que encerra as atividades no dia 15. Até lá, a empresa precisa vender os veículos em estoque.
— Temos até o dia 15 para zerar o estoque. Teremos dois feirões, com veículos a preço de nota fiscal de fábrica. Esse não é o momento de lucrar, é o momento de limpar o estoque — conta Tatiane.
Mudança de cultura
Para Tatiane Ribeiro, foram vários os fatores que fizeram os empresários decidirem pelo término do negócio. Entre eles está a mudança no consumo dos gaúchos.
— Hoje, com os aplicativos, muitos deixam de ter dois carros pelos custos com seguro, IPVA, gasolina. Além disso, uma parcela da população perdeu capacidade de compra com o parcelamento de salários devido à crise nas finanças do Estado — considera.
Trajetória
- Os amigos Armando Ribeiro e Norberto Jung fundaram, em 1928, a primeira revenda de veículos do Rio Grande do Sul.
- Em 1931, a Ribeiro Jung se torna uma distribuidora Ford, sendo a mais antiga revenda da marca no Brasil.
- Em 1950, inaugura a sede na Avenida Farrapos e, em 1958, a unidade na Avenida Ipiranga.
- Em 1991, cria a Ribeiro Jung Corretora de Seguros
- Em 2019, recebe proposta de compra pela SuperAuto Show.
- Em 15 de fevereiro de 2020, vai encerrar as atividades após 92 anos.