O governo federal pretende acabar com o subsídio na passagem do Trensurb a partir da privatização da empresa. A informação é do secretário de Coordenação de Obras Estratégicas e Fomento do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), José Carlos Medaglia Filho, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta segunda-feira (24).
O secretário sugeriu que, mesmo com a empresa passando para a iniciativa privada, o preço da passagem deverá permanecer próximo ao patamar da tarifa do ônibus, como está hoje. Medaglia Filho defendeu ainda que o preço tenha "racionalidade" e não seja maior que o praticado no sistema de integração.
Atualmente, o bilhete do Trensurb está em R$ 4,20 — o último reajuste ocorreu em março deste ano. Desde fevereiro de 2018, a tarifa subiu 147%.
De acordo com balanço do ano passada, o governo federal precisou aportar 59% dos recursos para a companhia se manter em 2017. Este percentual diminuiu para 45% em 2018 e, com o recente reajuste, a previsão é de que caia para 39% em 2019.
Ouça a entrevista:
Privatização da Trensurb
O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (CPPI) já definiu uma data provável para oferecer a Trensurb para a iniciativa privada. A resolução de maio foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.
Pelas estimativa do governo, o edital deverá ser publicado daqui a dois anos, até o fim do primeiro semestre de 2021. Já o leilão deverá ocorrer até o término do mesmo ano.