Porto Alegre

Em obras

Prefeitura realiza novas transferências de famílias que vivem às margens do aeroporto Salgado Filho

Necessária para a ampliação da pista, remoção que começou na última sexta-feira deve ser concluída até o final do ano

Bibiana Dihl

Enviar email

A prefeitura de Porto Alegre realizou, ao longo desta segunda-feira (24), a remoção de mais famílias da Vila Nazaré, na zona norte, devido às obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho. O processo começou na última sexta-feira (21) com a transferência de quatro famílias para o loteamento Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi. 

Durante o dia, seis famílias foram transferidas por equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) - incluindo uma pessoa cadeirante e uma acompanhante dela, que vivia na residência ao lado. As estruturas são demolidas imediatamente após a saída das pessoas, para que não haja risco de invasão.

— Essas transferências vão sendo feitas aos poucos a cada dia. Vamos organizando o cronograma, priorizando, no topo da lista, as pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção — explicou, pela manhã, o superintendente do Demhab, Emerson Corrêa. 

Nesta terça-feira (25), mais moradores serão transferidos. Segundo o Demhab, a meta é completar pelo menos quatro mudanças por dia.

O processo de transferência das famílias é feito pelo município com custeio da Fraport, administradora do aeroporto. A empresa forneceu um vale-compras no valor de R$ 2 mil para cada família para ajudar na compra de móveis e eletrodomésticos. 

A reportagem de GaúchaZH esteve na Vila Nazaré na última sexta-feira acompanhando o primeiro dia de transferências. Entre os moradores, é consenso que as novas casas e apartamentos são melhores, já que a Vila Nazaré, além de sofrer com a ação de grupos ligados ao tráfico de drogas, enfrenta recorrentes problemas de falta de água e energia elétrica.

Nesta primeira etapa, 128 famílias estão aptas a serem transferidas, sendo que 112 já têm os contratos assinados — as demais devem ser chamadas pela Caixa ao longo desta semana. A prefeitura montou uma espécie de QG na entrada da Vila Nazaré para atender os moradores que ainda precisam encaminhar documentação. 

Os apartamentos do loteamento estão sendo reformados pela Caixa, com recursos da União, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Não há custo para as famílias envolvidas. Somente no loteamento do bairro Sarandi, serão 364 famílias.

O processo deve seguir até o fim do ano e vai envolver, no total, 1,3 mil famílias. As outras 936 vão passar a morar no Conjunto Habitacional Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta. 

A pista do aeroporto será ampliada em 920 metros, passando dos atuais 2.280 metros para 3.200 metros. As obras de extensão da pista estão previstas para serem concluídas em 2021. 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00