A prefeitura de Porto Alegre publica nesta segunda-feira (20) o edital de concessão de 168 relógios eletrônicos digitais.
A Capital está sem o serviço desde julho de 2015, quando havia 60 relógios de rua em funcionamento. O novo processo não deve ser concluído antes de setembro, para só depois os equipamentos começarem a ser instalados.
O valor inicial do contrato é de R$ 11,5 milhões, com reinvestimento posterior previsto de R$ 5 milhões. Conforme a prefeitura, os novos modelos terão um sistema mais moderno. Além da medição de hora e temperatura local, os relógios serão equipados com câmeras de segurança, medidores de radiação solar, incluindo um painel do cidadão com informações diárias, e ainda poderá ter Wi-fi gratuito.
Depois da publicação do edital, as etapas são: recebimento das propostas, o que deve ocorrer em 30 dias, e a indicação da melhor proposta, o que pode levar mais 30 dias. A empresa que tiver a melhor proposta terá, então, que instalar um protótipo do relógio, que será submetido à aprovação da prefeitura. Só depois disso o processo estará concluído e o vencedor será anunciado. Ainda podem ocorrer entraves judiciais, caso algum concorrente recorra à Justiça durante a escolha.
A empresa vencedora atuará por 20 anos na conservação e manutenção dos equipamentos. O projeto de concessão dos relógios prevê como contrapartida à empresa a exploração publicitária. Já a prefeitura receberá um valor com base no faturamento da vencedora. O valor será previsto em contrato.
A solenidade de lançamento do edital será realizada às 10h, no Salão Nobre do Paço Municipal.