– Eu sei que o final é 2, mas não ainda não decorei a linha – diz a servidora pública Rosilene Reis, 43 anos, moradora de Alvorada, sobre o ônibus que precisa pegar para chegar ao trabalho.
A confusão sobre os nomes e números das linhas municipais se repete na resposta da maioria dos usuários. Isso porque, desde a semana passada, a Viação Alvorada (VAL) alterou os itinerários que rodam pelo município. As sete linhas – que eram enumeradas de L1 a L7 – foram transformadas em 11, das quais nove foram rebatizadas como circulares – como C101 e C202, por exemplo.
A mudança foi divulgada uma semana antes de entrar em vigor, mas nem todo mundo recebeu o informativo distribuído pela VAL.
– Eu peguei um panfleto. No dia seguinte, fui pegar outro para deixar no meu trabalho, mas não tinha mais nenhum – recorda Rosilene.
A servidora explica que a alteração não afetou tanto seu cotidiano, pois seu trajeto até o trabalho é curto. Entretanto, ela sabe que, se precisar deslocar-se a outro ponto da cidade, terá de pegar dois ônibus.
Baldeação
E este é justamente o ponto que mais tem inflamado a insatisfação dos usuários. Apesar de haver integração gratuita entre as linhas municipais para quem utiliza o cartão TEU – desde que o tempo entre o desembarque em uma linha e o embarque na outra seja de até uma hora – os passageiros sentem que o número de horários disponibilizados diminuiu.
Foi o que aconteceu com a costureira Carla Maciel, 31 anos. Anteriormente, para ir do bairro Santa Bárbara, onde mora, até o trabalho, ela precisava pegar apenas um ônibus. Agora, precisa fazer baldeação no Centro, na parada 48.
– Eu chegava em meia hora no serviço. Agora, demora no mínimo uma hora para fazer o trajeto. Tem a integração, mas só para quem tem o cartão TEU. Se o ônibus atrasa, pagamos duas passagens, mesmo tendo cartão – reclama Carla.
A passagem custa R$ 4,40. Se o passageiro não possui o cartão TEU e precisa pegar duas linhas para ir e duas para voltar do trabalho, sem o vale-transporte, o gasto diário chega a R$ 17,60.
Eu chegava em meia hora no serviço. Agora, demora no mínimo uma hora para fazer o trajeto.
CARLA MACIEL
Usuária do transporte público
Horários
A professora Miriam Aita, 19 anos, já precisava de dois ônibus para chegar ao trabalho antes da alteração nas linhas. Mesmo assim, ela acredita que as tabelas horárias estão mais enxutas.
– Tenho sorte de encaixar com o meu horário, não espero tanto na parada. Porém, minhas linhas estão com menos horários do que antes da mudança – explica Miriam.
Outro problema gerado pela alteração é que algumas vias atendidas pelas linhas tradicionais ficaram desassistidas. Assim, passageiros acostumados com o itinerário próximo de casa precisaram alterar a rotina. A auxiliar de serviços gerais Ione Lopes, 65 anos, trabalha em Porto Alegre. Antes da remodelação das linhas, embarcava na linha L5 e descia na Avenida Getúlio Vargas para pegar o ônibus que vem para a Capital. Agora, com o fim do L5, Ione tem de caminhar cerca de 20 minutos até a avenida antes de o sol nascer.
– O risco que a gente corre de ser assaltado é muito grande. Achei ruim – critica.
Val alega que número de usuários diminuiu
Por meio de nota, a Viação Alvorada explicou que, em um período de três anos, o número de passageiros transportados pela empresa diminuiu 32% até o ano passado. Em 2019, de janeiro a abril, mais 18% dos usuários deixaram o sistema, conforme os dados da VAL. Em razão disso, a empresa diz que “foi necessário adotar mudanças para garantir a continuidade do serviço”.
O objetivo da remodelação, segundo o comunicado, foi otimizar as linhas e itinerários para adequar a oferta de acordo com a demanda. Assim, as linhas visam “atender os pontos de maior interesse da população, como novos condomínios da cidade, agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Hospital de Alvorada, a farmácia municipal, o Pronto Atendimento Municipal (PAM-8) e a Avenida Presidente Vargas, no trecho onde está o comércio da cidade”.
Adequações
Procurada, a prefeitura de Alvorada, por meio de sua assessoria de imprensa, garantiu que desde o início das alterações tinha ciência de que as mudanças não eram definitivas e de que ajustes seriam necessários.
Por isso, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSU) e a VAL “estão trabalhando para ajustar os novos itinerários, causando menor impacto possível”. Por isso, a partir de amanhã, seis linhas já terão alterações em seus itinerários.
Saiba mais
- Os novos horários e itinerários podem ser consultados no site www.viacaoalvorada.com.br.
- As informações também estão disponíveis nos aplicativos Horários VAL e TEU ônibus.
- Dúvidas e reclamações pelos telefones (51) 3443-3394, (51) 3443-339 e 0800-510-4790.
- Ainda é possível encaminhar e-mail para atendimento@viacaoalvorada.com.br.