A CCR Viasul, concessionária da BR-290, a freeway, prometeu aumentar o trabalho de tapa-buracos a partir desta segunda-feira (27) no trecho entre Osório e Porto Alegre. Nos últimos dias, com o alto volume de chuva, vários problemas no asfalto tornaram-se evidentes.
A reportagem de GaúchaZH trafegou pela Região Metropolitana e constatou buracos e desníveis. Um dos piores trechos fica na subida da freeway para a Ponte do Guaíba, em Porto Alegre. Dois buracos se abriram em sequência, sendo o primeiro deles mais profundo. Motoristas reclamam que a situação está assim desde a sexta-feira (24), e que já houve quem teve rodas amassadas e pneus furados.
Ainda na sexta, um outro pegou motoristas que passavam pela BR-448, a Rodovia do Parque. Pouco depois do acesso para a BR-386, no quilômetro 9 da rodovia, ao menos 20 condutores tiveram pneus furados na noite daquele dia. O trecho não estava iluminado. A concessionária tapou o buraco da BR-448 na madrugada do dia seguinte.
Além da freeway, a CCR Viasul também é responsável por manter a manutenção de outras três estradas do Rio Grande do Sul (BR-101, BR-448 e BR-386 entre Canoas e Carazinho). De acordo com a companhia, já há equipes fazendo o serviço nesta segunda. Para que eles sigam, depende apenas do tempo: em caso de chuva, a operação precisa ser interrompida.