O dia de calor e tempo firme eram um convite para que os foliões aproveitassem o penúltimo dia do Carnaval oficial de Porto Alegre, que se encerra neste domingo (24).
Suzana Carvalho, 48 anos, veio do bairro Bom Jesus com uma verdadeira caravana, de 40 pessoas entre adultos e crianças, para curtir o bloco B Loukos na tarde deste sábado (23). Todos estavam vestidos com a camiseta rosa da agremiação de bairro. E ela estava entusiasmada – não parou de dançar as músicas do Afrotchê nem mesmo durante a entrevista – com a saída de bloco do coração que estava para chegar.
— Nós fazíamos o desfile do B Loukos lá no bairro, no circuito descentralizado. Agora, viemos para cá e ficamos muito honrados, porque é um bloco que existe faz três anos e essa é a primeira vez que vamos para uma grande avenida. Estamos aqui e tem mais três levas de 40 pessoas chegando — diz Suzana que chegou cedo e curtiu o som do Malvina, do Bloco do OP.
Enquanto aproveitava a vista proporcionada pela Orla do Guaíba, Rose Bilhalva, 49 anos, era embalada pelo ritmo do Bloco do OP, que também estreava na mais nova avenida do samba. Cantando hits que iam do rap aos sambas de enredo, o grupo tem história na folia porto-alegrense, eles já abriram uma das edições do desfile das campeãs do Carnaval da Capital.
—A gente, literalmente, coloca o bloco na rua. Está sendo muito bom ver os artistas das nossas comunidades lá em cima, mostrando o talento deles, mostrando a nossa cultura, a cultura popular — afirma Rose.
Apesar de a festa ainda não ter acabado, o secretário-adjunto da Cultura de Porto Alegre, Leonardo Maricato, ressalta que a folia na Orla tem sido um sucesso aos olhos do poder público.
—Este local tem se mostrado agradável, com melhor propagação sonora e das pessoas. Para o ano que vem, já estamos estudando algumas ideias, uma delas é a criação de uma espécie de arena para que as pessoas e os blocos possam ficar um pouco a mais na região — diz o secretário-adjunto da Cultura.
Confira a programação de carnaval para este domingo
Ai Que Saudade do Meu Ex
Concentração em frente à pista de skate: 9h
Desfile: das 10h às 13h
Do Guerreiro
Concentração em frente à pista de skate: 13h
Desfile: das 14h às 17h
Filhos do Cumpadi Washington
Concentração em frente à Praça do Canhão: 16h
Desfile: das 17h às 20h
Império da Lã
Concentração em frente à pista de skate: 19h
Desfile: das 20h às 23h
Extremo Sul
Avenida Beira Rio, 67, em frente aos Quiosques do Lami
Avenida Heitor Vieira 497, em frente a Igreja de Belém Novo