Quem participar do Carnaval de rua deste sábado (2) na Cidade Baixa terá à disposição preservativos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os foliões também receberão orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A ação faz parte do projeto Fique Sabendo, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A unidade móvel da prefeitura ficará na esquina das ruas João Alfredo e República, das 15h às 19h. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. O resultado dos testes é divulgado em 30 minutos, com garantia de segurança e privacidade. Pessoas diagnosticadas com sífilis poderão iniciar o tratamento, com aplicação da primeira dose de penicilina.
A estimativa da prefeitura é de que 15 mil pessoas participem dos desfiles do sábado e da terça-feira (5) na Cidade Baixa. Conforme a SMS, a ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de estimular o tratamento.
- O objetivo também é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida – destaca Marina Dias, titular da Coordenação de Infeções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids.
No domingo (3), o ônibus estará na Usina do Gasômetro, ao lado da chaminé, no mesmo horário. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.