Correção: a paralisação dos terceirizados do posto de saúde do IAPI ocorreu porque os trabalhadores da portaria não identificaram no contracheque o pagamento do vale-transporte, e não por falta de salários como publicado entre 11h29min e 13h6min de 5 de fevereiro. O texto já foi corrigido.
Pacientes que se dirigiram ao posto de saúde do IAPI, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (5), encontraram o local com as portas fechadas. O horário de atendimento do centro de saúde é das 7h às 18h. Muitas pessoas chegaram ainda na madrugada para aguardar na fila a abertura do posto. O local começou a funcionar após as 7h30min.
A coordenação do posto confirmou que os funcionários terceirizados responsáveis pela portaria não foram trabalhar. Eles alegavam falta de pagamento do vale-transporte pela empresa. No fim da manhã, após uma reunião entre a Secretaria Municipal da Saúde e a RS Assessoria, a pasta esclareceu que a confecção dos cartões TRI dos trabalhadores ainda não foi finalizada — por isso, o recurso foi depositado em dinheiro e acabou não sendo identificado pelos trabalhadores. O contrato da prefeitura com a empresa foi firmado em dezembro de 2018.
Pelas redes sociais, pacientes relataram o problema: “Madrugando na fila do postão do IAPI e 'pasmem'. Ninguém sabe onde está a chave para abrir a porta (...) e o posto de saúde fechado porque não tem chave para abrir a porta. Que deboche com o povo”, afirmou Luciane Krasnowski pelo Twitter.
Nos demais postos de saúde de Porto Alegre, os funcionários da portaria foram trabalhar normalmente.