O furto de fios de cobre que provocou um apagão no Túnel da Conceição do domingo à noite (2) até a manhã desta terça-feira (4) foi flagrado às 18h de domingo pela Guarda Municipal, quando a estrutura já estava às escuras. Porém, o crime foi comunicado cinco horas antes ao telefone de emergência da Brigada Militar por um morador do Centro Histórico.
Por volta das 13h05min, ele passava pela estrutura no sentido bairro-Centro quando avistou dois homens, um apoiado nos ombros do outro, mexendo no quadro de energia elétrica. A cerca de 50 metros dali, um terceiro homem vigiava um carrinho de supermercado, provavelmente onde seria depositado o material furtado. As luzes, naquele momento, ainda funcionavam normalmente. Na sinaleira de acesso à Rua Alberto Bins, o motorista parou o veículo e ligou para o 190.
— Falei exatamente isso para o policial que me atendeu. Mas, pelo que fiquei sabendo na reportagem, não houve nenhuma ação da polícia para evitar após eu comunicar, visto que se passaram cinco horas para que, depois de fazerem o estrago, um deles ser preso — declara a testemunha, que registrou a ligação feita ao 190 precisamente às 13h08min.
O Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), da Secretaria da Segurança Pública, confirma a ligação, registrada no sistema às 13h12min. Todavia, a conclusão do registro diz que uma viatura foi enviada ao local para averiguar a denúncia e que nada foi encontrado. Uma segunda ocorrência referente ao local foi registrada às 18h09min. Nesta, quando a viatura da BM chegou ao local, a Guarda Municipal já estava em ação.
O Centro Integrado de Controle (Ceic), de onde são monitoradas as câmeras da cidade, tampouco flagrou a ação. Há apenas uma câmera voltada ao túnel, na entrada dele no sentido bairro-Centro.
O aviso que acarretou no flagrante foi feito por um transeunte na Avenida Osvaldo Aranha que avistou e abordou uma viatura da Guarda Municipal. Segundo esta testemunha, alguém mexia no quadro de luz do túnel e as luzes estavam piscando. A Guarda chegou a tempo de prender um homem de 26 anos em ação, conduzido posteriormente pelos agentes à 2ª Delegacia da Polícia Civil de Pronto Atendimento e ao Presídio Central.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, ainda não é possível contabilizar o prejuízo causado pelo ladrão. Porém, o estrago foi considerável. Equipes de manutenção começaram a trabalhar no local na madrugada desta terça-feira e tiveram de interromper o trabalho pela manhã para não prejudicar o trânsito. À tarde, o trabalho foi retomado com as luzes já funcionando parcialmente. A previsão de conclusão era até o final do dia.