Quem gosta de soltar fogos de artifício na virada de ano precisa ficar em estado de alerta para os cuidados exigidos com o uso desse tipo de material.
Nesta festividade, 70% dos casos de queimaduras registrados no Hospital Pronto Socorro (HPS), de Porto Alegre, são provocados pela imprudência no manuseio destes artefatos. Lesões com lacerações representam 20% e amputações correspondem a 10% do total de atendimentos. Os mais atingidos são homens e 40% das vítimas são menores de idade, destaca a Secretaria Municipal de Saúde da Capital.
No caso de acidentes, a pessoa ferida precisa ser encaminhada, com urgência, ao HPS (Largo Teodoro Herzl, s/n°, bairro Bom Fim) ou ao Hospital Cristo Redentor (Rua Domingos Rubbo, 20, bairro Cristo Redentor). Mas é possível evitar este tipo de acidente. Veja como:
- É necessário ficar atento às instruções de uso descritas na embalagem, bem como a validade do artefato.
- A caixa de armazenagem do produto não pode apresentar sinais de umidade.
- Armazene os fogos em local frio e seco, longe do alcance de crianças.
- O manuseio dos fogos de artifício deve ser feito por adultos, jamais por crianças ou por adolescentes.
- Nunca maneje os artefatos durante ou após consumo de bebida alcoólica.
- Não segure os fogos de artifício com as mãos nem transporte-os nos bolsos.
- Nunca tente acender os fogos que falharem.
- Não os acenda em recipientes de metal ou vidro.
- Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, em direção contrária a pessoas próximas, certificando-se de que não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.
- Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados ou aqueles que falharem, para não haver riscos de novas explosões.
- Em caso de show pirotécnico, contrate profissionais especializados.