O comando do 9º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela orla do Guaíba, em Porto Alegre, decidiu estender o horário do policiamento nos próximos finais de semana na região após uma confusão envolvendo várias pessoas no final da noite do último domingo (16). A ideia é ficar, pelo menos, até as 23h30min com uma viatura no local. A prioridade é o domingo e, se possível, também aos sábados.
A confusão foi registrada por uma pessoa que gravou com um celular. No vídeo, que é compartilhado em redes sociais, um grupo de mulheres e homens brigam entre si. Pelas imagens, são pelo menos 10 pessoas que trocam empurrões, chutes e pontapés em um gramado nas proximidades do restaurante panorâmico. Primeiro, uma mulher derruba outra e trocam tapas. Logo em seguida, o restante do grupo chega.
A Brigada Militar confirma que foi chamada às 23h04min. Na ocorrência, a polícia diz que foi acionada por uma mulher que teria sido agredida por outras duas, que a conheciam. O relato descreve que, quando os policiais chegaram, já não havia mais ninguém.
O comandante Rodrigo Mohr Picon ressalta que o efetivo do batalhão é limitado, mas o policiamento na orla é prioridade. Ele defende que naquele dia parte do efetivo estava desviado para atender o show do cantor Diogo Nogueira, no Anfiteatro Pôr do Sol, e por isso foi possível manter policiais na região somente até 22h.
— Estamos tentando atuar bem onde está o problema. Domingo é o dia mais complicado especialmente depois do final da tarde, que é quando se juntam os grupos de adolescentes e jovens que estão causando brigas. Vamos fazer o que for necessário para a segurança das pessoas — diz Picon.
O comandante percebe que, por causa da temperatura elevada, mais pessoas têm ficado até tarde na região da nova orla.