Com a presença de Rubens Barrichello, o Heineken F1 Experience ocorre neste sábado (10), das 10h às 17h, junto à Usina do Gasômetro. Principal estrela do evento, o ex-piloto de Fórmula-1 deve comandar um carro da Williams num trecho de 650 metros da Avenida Presidente João Goulart, circulando em alta velocidade. Essa exibição deve ocorrer três vezes ao longo do dia (os horários não haviam sido divulgados).
O evento também terá a presença do ex-piloto britânico e tricampeão mundial (1969, 1971 e 1973) Jackie Stewart, além de performances de drifting (manobras de carro em alta velocidade) da equipe Drift Meet Team e shows de motos acrobáticas do Força e Ação. A dupla de DJs Tropkillaz, que já produziu hits para artistas como Anitta, Carol Conká e MC Guimê, vai encerrar o evento.
Foi montada uma grande estrutura na orla do Guaíba, próximo ao Gasômetro, com box, área VIP e torres de som. Há alterações no trânsito na região desde a sexta-feira da semana passada — com registros de congestionamentos no entorno.
Neste sábado (10) e domingo (11), os bloqueios no sentido bairro-Centro da Edvaldo Pereira Paiva começam na altura da Rótula das Cuias, com desvio pelas avenidas Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva e vias internas do Centro Histórico, nas ruas General Vasco Alves, Washington Luiz e Rua dos Andradas. No sentido Centro-bairro, o trânsito na Avenida Mauá passa a ser direcionado para a Bento Martins. Para chegar ao evento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aconselha outros modais que não o veículo particular.
Para a desmontagem, seguirá ocorrendo bloqueios na segunda (12) e na terça-feira (13), com a diferença de que uma das pistas da João Goulart voltará a ser liberada — os veículos que transitam no Centro/bairro serão desviados para a contramão a partir da Praça Brigadeiro Sampaio.