A Avenida Assis Brasil, na zona norte de Porto Alegre, ficou com postes de iluminação sem funcionar há pelo menos 20 dias, conforme relataram moradores à Rádio Gaúcha. Após contato da reportagem, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) afirmou que fez a manutenção do transformador com defeito na noite desta terça-feira (16).
A escuridão atingiu um trecho de pelo menos 1,5 quilômetros, entre o Viaduto Obirici e a Paróquia Cristo Redentor. O que trazia um pouco de claridade à via eram os faróis dos carros que passam, as lâmpadas das paradas de ônibus e as luminárias dos estabelecimentos que ficam abertos até tarde. Na calçada, era impossível reconhecer quem está indo em sua direção, mesmo a poucos metros de distância.
Frequentador de um restaurante que fica em frente à uma parada de ônibus da avenida, o analista de tecnologia da informação Marcelo Peres, 39 anos, relata que os próprios funcionários do estabelecimento chegaram a pedir manutenção da prefeitura pelo telefone 156 após virem um poste pegar fogo na região.
— Depois das 22h, a parada de ônibus fica cheia com o pessoal que trabalha nas lojas dos shoppings. Eles reclamam muito da insegurança. Até com luz já fica inseguro — diz Peres.
O que causou o problema foi um transformador defeituoso, segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da prefeitura notificou a companhia no dia 11 de outubro de forma emergencial, e o conserto foi feito na noite desta terça-feira (16). Uma equipe da Divisão de Iluminação Pública (DIP) prometeu à reportagem que visitaria a via para fiscalizar o trabalho.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
- Usa iPhones? Clique aqui e baixe
- Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.