A prefeitura de Porto Alegre deve lançar no mês que vem o edital para escolher a empresa que irá organizar o Carnaval de rua em 2019. Segundo o secretário adjunto da Cultura, Leonardo Maricato, o documento está em fase final de elaboração. A ideia é que a vencedora da licitação seja responsável pela organização, deixando a cargo da prefeitura apenas a fiscalização do evento.
Ainda conforme o adjunto da Cultura, a próxima edição do carnaval de rua deve contar com mais blocos na orla do Guaíba e menos blocos na Cidade Baixa, onde a folia tem se concentrado nos últimos anos.
— A Cidade Baixa está saturada. O futuro dos blocos passa pela orla — diz.
Segundo Maricato, um cenário possível é deixar apenas os blocos originários do bairro na Cidade Baixa, em dois dias, enquanto os demais seriam direcionados para o espaço à beira do Guaíba. Nos próximos meses, a prefeitura deverá fazer um chamamento público para que os organizadores cadastrem os blocos junto ao poder público.
Em agosto deste ano, o Ministério Público Estadual pediu à Justiça que Carnaval de Rua da Cidade Baixa ocorra somente nos quatro dias da festa, que, em 2019, será na primeira semana de março. Os promotores solicitam ainda, a elaboração de um estudo de impacto na vizinhança.