Quem utiliza ou passou pelo Parcão nos últimos dias deve ter reparado em uma novidade na altura da Rua Comendador Caminha. Em um trecho que se estende até o cruzamento da Mostardeiro com a Goethe, o parque no bairro Moinhos de Vento começa a ganhar uma nova pavimentação próxima ao meio-fio. A implantação dos caminhos em concreto para pedestres tem a extensão de 480 metros.
— Quando chove, essa área costumava ficar impraticável por alguns dias. Vai ser ótimo, principalmente para os idosos — comenta Carlos Weimar, que na tarde de segunda-feira (8) caminhava no Parcão com a esposa, Olga Regina, ambos de 64 anos.
Entre as duas pistas para pedestres, há uma faixa de sinalização para deficientes visuais. A conclusão da calçada deve ocorrer até o fim de novembro. O custo estimado é de aproximadamente R$ 200 mil e será bancado pelos quatro adotantes da área verde: Hospital Moinhos de Vento, Melnick, Panvel e Zaffari.
A obra recebe ressalvas por parte dos frequentadores em um ponto: a faixa mais próxima à via é construída em volta de postes de iluminação. Ao longo do trajeto, 11 luminárias ocupam o meio da pista dedicada para pedestres.
— Acho perigoso. Muitas vezes, as pessoas caminham olhando para baixo, para o celular. Elas podem bater a cabeça. Os cadeirantes também terão pouco espaço para desviar e podem invadir a faixa de acessibilidade para os cegos — comenta Antônio Spillere, morador da região há 40 anos.
Responsável pela condução da obra, a Melnick afirma que estuda a realocação dos postes com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). A empresa afirma que trabalha também para a instalação de balizadores na área de estacionamento, já que a dianteira dos carros invade a nova faixa na Rua Comendador Caminha.